Notícias

 

Programa “Abril para Já!” tem ponto alto este mês com muita música e teatro!

Em abril e maio, o “Abril para Já!”, programa comemorativo dos 50 Anos do 25 de Abril, entra no seu ponto alto, com propostas diversificadas de música e teatro em todas as freguesias do concelho, com um forte envolvimento da comunidade.

A nível musical, destaque para o concerto com Marco Oliveira (20 abril); a ópera “O Presidente da Associação de Estudantes ganhou uma viagem para o Brasil”, com música e direção artística de Jorge Salgueiro e participação de crianças e jovens e das filarmónicas e coros do concelho (24 abril); o espetáculo musical/multimédia “Abril para Já!”, com direção artística e produção musical de Carlos Castro e participação de jovens músicas/os do concelho e de artistas convidados (25 abril); e o recital “A Liberdade é uma Ilha”, com Samuel Quedas, Lúcia Moniz e Nuno Tavares (26 abril).

O teatro é também um ponto forte, com “Revolução Escola”, pelo Teatro O Bando e músicas/os do Conservatório Regional de Palmela (24 abril), e a peça “Os Barrigas e os Magriços”, pelo Teatro Estúdio Fontenova (26 abril).

Destaque ainda, no dia 25 de abril, para a Sessão Solene da Assembleia Municipal e para o Desfile do Movimento Associativo e População “Maré Alta”, em Pinhal Novo.

Até ao final do ano, os 50 Anos do 25 de Abril estão a ser assinalados no concelho com Exposições, Música, Teatro, Dança, Cinema, Literatura, atividades para a juventude, entre muitas outras. O programa “Abril para Já!” é promovido pelo Município de Palmela com os parceiros locais e enquadra-se no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Consulte o programa completo “Abril para Já!”, atualizado em permanência, aqui (https://www.cm-palmela.pt/municipio/50-anos-25-de-abril)

Destaques programação - abril

MÚSICA

20 abril | 21h30 | Centro Cultural de Poceirão
Marco Oliveira
Concerto poético dedicado à canção de protesto e às liberdades fundamentais
Org.: Câmara Municipal de Palmela
Apoio: União das Freguesias de Poceirão e Marateca e Movimento Associativo

21 abril | 17h00 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Abril para Já! - Ensaio Aberto

24 abril | 22h00 | Largo de S. João, Palmela
O Presidente da Associação de Estudantes ganhou uma viagem para o Brasil
Estreia da ópera celebrativa dos 50 Anos do 25 de Abril, em que o elenco principal é constituído por crianças e jovens. Com música e direção artística de Jorge Salgueiro, libreto de Diogo Faro e participação das filarmónicas e coros do concelho.

Sinopse: José das Neves (Marcello José das Neves Alves Caetano) é o rapaz que vai à missa, que se veste bem, tem boas notas e, aparentemente, tem um comportamento exemplar. Mas em segredo, exerce violência sobre os colegas e maltrata as raparigas. Manipula as eleições para a Associação de Estudantes e afasta concorrentes com violência. As raparigas nunca ocupam qualquer lugar na sua lista. É presidente da Associação de Estudantes desde que chegou à escola. Um dia, Fernando José (Fernando José Salgueiro Maia) decide oferecer-lhe uma viagem ao Brasil».

25 abril | 21h30 | Coreto do Jardim José Maria dos Santos, Pinhal Novo
Abril para Já!

Coprodução com a Associação Sons Margem Sul para a criação de um espetáculo musical/multimédia numa abordagem contemporânea sobre a liberdade e os anseios da juventude, através de uma nova roupagem a temas icónicos do 25 de Abril. Trabalho de encontro e cruzamento entre profissionais e jovens músicas/os do concelho, com direção artística e produção musical de Carlos Castro e participação surpresa de artistas convidados.
Org.: Câmara Municipal de Palmela e Associação Sons da Margem Sul

26 abril | 21h30 | Sociedade de Instrução Musical, Quinta do Anjo
A Liberdade é uma Ilha - Samuel Quedas, Lúcia Moniz e Nuno Tavares

Recital composto por canções e poesia, que ilustram os anos que antecederam o 25 de Abril, a festa que foi e os anos que se seguiram. Tudo vai sendo apresentado com alguma explicação sobre os temas e os momentos histórico-culturais que os justificaram. O repertório passa pelas canções de Zeca, Adriano, Zé Mário e outros e alguma música tradicional. A poesia passeia-se pelos nomes de Sophia, Fanha, Brecht, Natália, Alegre e Ary dos Santos.

TEATRO

24 abril | 23h30 | Escola Secundária de Palmela
Revolução Escola

A Escola Secundária de Palmela vai abrir os portões, os pátios e as salas de aula para um evento comunitário artístico e teatral muito especial. Com palavras da poesia de Zeca Afonso e com um elenco de cerca de 30 jovens, intervenções artísticas vão ocupar o espaço exterior da Escola, as salas de aula e os corredores da Escola, num gesto transgressor que procurará materializar a memória da Liberdade. Queremos celebrar a revolução na Escola. À célebre pergunta: “Onde estavas no 25 de Abril?”. As respostas mais comuns vão ser: “Ainda não tinha nascido”. É com esta geração que queremos construir, reconstruir, nomear, identificar, desmistificar, tornar viva a palavra Liberdade. Para que daqui a 50 anos, esta e gerações vindouras queiram ainda comemorar o centenário da revolução.
Org.: Escola Secundária de Palmela e Teatro O Bando

26 abril | 11h00, 14h30 (Comunidade Educativa) e 21h30 (público em geral)
Centro Comunitário de Águas de Moura
Os Barrigas e os Magriços
Pelo Teatro Estúdio Fontenova

Sinopse: Conta-nos Álvaro Cunhal nesta história sobre os Magriços como alguns avós trabalhavam muito no campo e no mar e andavam descalços, como não puderam ir à escola, mas queriam um país melhor. E fala-nos também sobre os Barrigas, aqueles que tinham muitas coisas, que eram donos das terras, das leis e achavam que eram donos das pessoas».

PARTICIPE!

25 abril | 11h00 | Cine-Teatro S. João, Palmela
Sessão Solene da Assembleia Municipal
Org.: Assembleia Municipal de Palmela

25 abril | 15h00 | Av. da Liberdade ao Largo José Maria dos Santos, Pinhal Novo
Maré Alta
Desfile do Movimento Associativo e População
Org.: Câmara Municipal de Palmela, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo