Rede Cidades Criativas UNESCO

 
Rede Cidades Criativas UNESCO

Palmela está a candidatar-se à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, no campo criativo da música. A aspiração a pertencer a esta Rede representa o acreditar na possibilidade transformadora que encerra, no compromisso de projetar o potencial criativo de Palmela centrado nas pessoas e na sua história de gerações.

Perspetivamos uma ação continuada de cooperação, partilha de experiências, desenvolvimento de projetos, e poder contribuir para o reforço da rede mundial, comungando o princípio maior de um futuro de desenvolvimento equilibrado, em que cada um vale pela mão da cultura enquanto pilar de desenvolvimento sustentável.

A Rede das Cidades Criativas da UNESCO (UCCN - UNESCO Creative Cities Network ) foi criada em 2004, de forma a incentivar e enquadrar a cooperação internacional entre cidades que assumem a criatividade como um fator estratégico para o seu desenvolvimento sustentável.

Atualmente integram esta rede 180 cidades que, em conjunto, visam colocar a criatividade e as indústrias criativas na primeira linha dos seus planos de ação e desenvolvimento a nível local, e igualmente cooperar ativamente ao nível internacional.

A rede está dedicada a sete áreas criativas: Artesanato e Arte Popular, Media Arts, Cinema, Design, Gastronomia, Literatura e Música.

Ao aderir a esta Rede, as cidades (ou territórios) comprometem-se a partilhar as suas mais-valias criativas e a desenvolver parcerias envolvendo os setores público e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais, de forma a:

  • Fortalecer a criação, produção, distribuição e disseminação de bens culturais, atividade e serviços a nível local e internacional;
  • Impulsionar hubs de criatividade e inovação e alargar as oportunidades para criadores e profissionais do setor cultural;
  • Melhorar o acesso e a participação na vida cultural, particularmente de comunidades ou indivíduos marginalizados ou vulneráveis;
  • Integrar as indústrias culturais e criativas em planos de desenvolvimento local sustentável.

A Rede das Cidades Criativas é um parceiro privilegiado da UNESCO, não só como plataforma de reflexão acerca do papel da criatividade como alavanca para o desenvolvimento sustentável mas também como chão fértil para a ação e inovação, nomeadamente na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Rede das Cidades Criativas da Música

Mapa

A intenção de Palmela ao querer integrar esta rede é sublinhar a música e a criatividade como um dos elementos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do território. Não temos dúvidas quanto ao facto da cultura e das indústrias criativas contribuirem como fatores decisivos para o reforço da identidade das comunidades, pelas ferramentas que promovem a inclusão social, a igualdade de género, a sensibilização ambiental, a paz e a multiculturalidade, para além do seu comprovado potencial económico. A criatividade é uma alavanca essencial para o crescimento deste cosmos gerador de arte e cultura.